Conheça Vicência

CONHEÇA VICÊNCIA

A cidade de Vicência está situada no vale do Siriji, aos pés da Cordilheira dos Mascarenhas, formada pelas serras de Jundiá, Tipi e Neves. Localizada na microrregião da zona da mata de Pernambuco, possui 228 Km2 e fica a 87 quilômetros do Recife, com acesso pela PE 74 e BR 408. Segundo a tradição, as povoações de Vicência e Angélicas, surgiram em torno de ranchos (antigas pousadas), que pertenciam a duas senhoras, uma delas de nome Vicência Barbosa de Melo, origem do nome da cidade. Essas povoações, que comumente hospedavam tropeiros, acabaram tornando-se ponto de encontro, de descanso e troca de mercadorias e atividades religiosas.

Em 1862 foi construída uma capela sob a invocação de Santana e aos poucos foram construindo-se habitações em torno dela, dando assim origem a uma povoação conhecida pelo nome de Vicência. Em 05 de julho de 1879, o distrito de Vicência era parte integrante do município de Nazaré da Mata, até que em 30 de maio de 1891 foi elevada à categoria de vila e de município autônomo, desmembrado de Nazaré da Mata, sendo João Barbosa de Melo seu primeiro Prefeito. Porém, como não tinha uma arrecadação suficiente para cobrir as despesas, o município foi supresso por lei estadual, permanecendo assim por mais de 33 anos como distrito de Nazaré, até que em 11 de setembro de 1928, quando Vicência tornou-se um município autônomo.

Atualmente, além de sua sede, possui quatro distritos: Murupé, Angélicas, Trigueiros e Borracha; e os povoados de Turiassu, Usina Barra e Usina Laranjeiras. De acordo com o último censo do IBGE a cidade possui cerca de 30.732 habitantes e sua economia gira em torno da cana-de-açúcar e do cultivo da banana.

As serras, engenhos e cachoeiras, são atrativos naturais a serem explorados pelos turistas, que também podem se deliciar com a culinária da banana e desfrutar da hospedagem de um povo hospitaleiro e acolhedor. Vicência é uma das mais belas cidades de Pernambuco, com engenhos históricos que são visitados por turistas e estudantes de todo o país e a belíssima Cordilheira das Mascarenhas, destacando-se a Serra de Jundiá, local especial para o turismo de aventura, com trilhas pela Mata Atlântica nativa e se onde pratica o voo livre e voo de parapentes e o histórico conjunto de construções de Poço Comprido.

Informações do Servidor